Sobre o Projeto

   Oficina de Produção de Cinema e Vídeo e Produção de Vídeo Documentário sobre a História do município de Grão Mogol - MG



O Projeto foi uma iniciativa do Ministério da Cultura (MinC), através do Programa Mais Cultura, em parceria com a Fundação Nacional de Artes (Funarte) e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB).
Projeto capacitou 20 jovens das zonas rural e urbana de Grão Mogol com idades entre 17 e 24 anos para a produção coletiva de um Vídeo Documentário histórico sobre o município. As oficinas de capacitação que antecederam as filmagens, ocorreram entre maio e julho de 2010. Os alunos foram capacitados dentre os diversos temas relacionados a cinema, em: roteiro, produção, direção, edição de filmes e fotografia.
O resultado desta Oficina foi a produção de um Vídeo Documentário intitulado “De Grão em Grão” que foi captado em vídeo digital, e com duração de 60 minutos.
Além de promover o resgate histórico e cultural de Grão Mogol, o Projeto pretendeu também difundir o uso da tecnologia digital como forma democrática para difusão de idéias, culturas, expressões e arte.
O vídeo será apresentado em 10 comunidades rurais do município de Grão Mogol e será doado a todas as escolas municipais e estaduais presentes do município.
A exibição pública deste filme nas zonas rurais de Grão Mogol será algo inédito no município. Este trabalho, além de levar entretenimento à zona rural, levará sobretudo, a história da cultura local a partir de um instrumento de forte impacto sensibilização, que é o vídeo.
O filme foi norteado por entrevistas filmadas em Grão Mogol, de historiadores e personalidades locais de notório saber histórico. Contou ainda, com entrevistas da Profª. Drª. Ivana Parrela, historiadorada UFMG, do Prof. Dr. Renato Silva Dias, historiador e do Prof. Dr. João Batista de Almeida Costa, antropólogo ambos da UNIMONTES e do Prof. Dr. Mário Luiz Chave do Instituto de Geo-Ciências da UFMG.
O Projeto contou com o patrocíonio e o apoio cultural de empresários e instituições públicas locais. E contou também com a Co-Produção da Carabina Filmes de Belo Horizontes, que realizou em 2004 o Documentário “O Canto da Araponga” aprovado pelo programa DocTV, patrocinado pelo Ministério da Cultura e exibido na Rede Minas de Televisão.

Objetivos

1- Promover o resgate histórico cultural de Grão Mogol
2- Difundir o uso da tecnologia digital como forma de expressão e arte
3- Capacitar 25 jovens do município em técnicas de produção em audiovisual

Justificativa

Grão Mogol foi uma das cidades mais importantes de todo o Norte de Minas Gerais em virtude da exploração de diamantes e pedras preciosas.
O filme documentário será mais um meio para se preservar e difundir as histórias do município para as presentes e futuras gerações.

Equipe Realização Oficina

Proponente do Projeto: Bianchi Pereira Bonfim
Colaborador: Frederico Maciel Borges
Produção Oficina: Deleni Ribeiro e Kátia Oliveira
                              Kátia Oliveira
                              Terezinha Paulino
  

Consultoria de História

- Sr. Élcio Paulino
- Sr.  Fróes
- Sr. Bicalho


Patrocinadores e Apoiadores:




Comentários
0 Comentários