sexta-feira, 29 de abril de 2011

Igreja Matriz de Santo Antônio

A Igreja Matriz de Santo Antônio é um importante patrimônio cultural de Grão Mogol.Representa o bem arquitetônico mais visitado e atraente de Grão Mogol.Constitui um grande atrativo turístico, não só por sua beleza em estilo colonial, mas também pelo significado de ter sido construída por escravos.Segundo registros históricos, a Igreja foi erguida na segunda metade do século XIX, por escravos cedidos por vários senhores da região, principalmente, pelo Barão de Grão Mogol, o Sr. Gualter Martins Pereira.A Matriz foi construída para atender as necessidades de serviços religiosos da população branca local daquela época.
A Igreja Matriz de Santo Antônio possui paredes de pedras construídas pelas mãos fortes dos escravos. Apresenta janelas de madeira, cobertura de telha colonial, piso em madeira, forro com pintura de Santo Antônio, várias imagens de santos como, São Sebastião, Nossa Senhora Aparecida e altar com a imagem imponente do Santo Antônio, que é o padroeiro da cidade, possui vestes singelas,segura uma cruz de prata em uma das mãos e nos braços o menino Jesus.
Localização: Praça Ezequiel Pereira, s/nº, Centro, Cep.39570-000,Grão Mogol/MG
Ponto de Referência: Os pontos que servem como referência para o deslocamento de visitantes até a Igreja Matriz são a Fórum Cristiano Relo e a Delegacia.
Período Histórico do atrativo: Período Colonial no Brasil, segunda metade do Século XIX
Utilização original do atrativo: Igreja e Cemitério de personalidades da população
Utilização atual do atrativo: Igreja, Turismo e Cultura
Descrição do acesso mais utilizado: A via de acesso mais usada até o atrativo é pela Praça Ezequiel Pereira
Há limite quanto ao número de visitantes? Qual? Não
Que atividades são realizadas no atrativo?  No atrativo podem ser realizadas atividades como pesquisa histórico- cultural e a observação do bem cultural.
Fonte: Diná Costa




Fonte: Prefitura de Grão Mogol
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário